sábado, 3 de janeiro de 2015

Porque desistimos das coisas?

Esse post é apenas uma reflexão sobre uma atitude que acredito não ser somente minha. Começo algum projeto, sempre acho que finalmente vou até o fim, mas eventualmente acabo cansando e desistindo.

Vou tentar enumerar 5 motivos pelo qual acho que isso aconteça, e uma possível solução para evitá-los:

  1. Esperamos resultados bons demais - Qualquer idéia de um novo projeto, imaginamos os melhores resultados possíveis, e apesar de sabermos os possíveis fracassos, nos focamos somente no sucesso. Todo mundo acha que é só querer e se esforçar que conseguirá tudo aquilo que deseja, mas infelizmente o mundo não é assim e devemos respeitar nossos limites. Seja sempre pé no chão, e estipule metas que sejam realmente possíveis de serem atingidas.
  2. Sempre esquecemos da caminhada - Por focarmos tanto nos resultados, esquecemos que para alcançar o sucesso, será necessário muito esforço - e entenda por esforço momentos chatos que teremos que fazer o que não queremos -  e ao primeiro obstáculo ou queda deixamos de lado nosso objetivo e desistimos. Ao traçar um projeto, leve em conta que haverá momentos difíceis, tristes e chatos. Tente identificar exatamente qual será seu trajeto - o que você terá que fazer em seus detalhes.
  3. Não sabemos perder - Acho que o modo como levamos a vida faz demorar muito tempo para amadurecermos e aprendermos a aceitar derrotas. Sabemos disso porque todo mundo fala, mas realmente sabemos o que isso significa? Hoje em dia nem mesmo os jogos tem mais "game over"; e sempre existe aquele jeitinho para não reprovarmos no ensino médio. Saiba que você não será excepcional e também um dia perderá. Aceite a derrota e aprenda com ela. Levante e siga em frente! (Sei que você já ouviu isso um milhão de vezes, mas tente realmente entender dessa vez)
  4. Queremos resultados rápidos demais - Os jogos de videogame fazem tanto sucesso porque as respostas de nosso esforço são garantidas e rápidas.(No harvest moon tenho certeza que quanto mais eu jogo, melhor fica a minha fazenda). A vida não é assim. Não existe satisfação imediata e garantida. Saiba que os resultados podem demorar para aparecer, ou até mesmo não aparecerem nunca - mas caso apareçam prometo que será um dos melhores momentos de sua vida.
  5. Abominamos a repetição - Não temos resistência para realizar atividades repetitivas. Quando nossas tarefas começam a ficar automaticas e repetitivas enjoamos delas e não a damos seu devido valor. Lembre que as atividades repetitivas são tão importantes como aquelas que exigem nossa inteligência. - Você não saberia escrever se não tivesse que fazer o abc mil vezes no caderno de caligrafia.
Esses são os motivos e conselhos que sempre tento repetir para mim mesma; mas confesso que nem sempre os sigo. Ao menos acredito que possa funcionar, e tem sucesso aqueles que conseguem tirar tais objetivos do papel e aplicá-los no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário